A construção de uma marca forte e competitiva para o mercado atual vai muito além da ideia de que a empresa deve ter seu foco exclusivamente no lucro, este pensamento antiquado para os dias de hoje tem dado cada vez mais espaço para a ascensão da preocupação empresarial com o meio ambiente, sociedade e governança.
Isso se dá tanto pelo fato das empresas estarem buscando contribuir para um mundo mais justo e sustentável quanto pelo fato dos investidores e consumidores estarem se tornando mais criteriosos em relação aos impactos da atividade empresarial e as responsabilidades deste setor. Por conta disso, separamos aqui algumas vantagens de se adotar as práticas e princípios relacionados ao ESG.
Atração de consumidores
Como citado anteriormente, agora temos uma classe de consumidores muito mais atenta, que analisa e fiscaliza os impactos de quem produz ou vende antes de adquirir um produto. Essa demanda exige que as empresas se adaptem caso queiram atrair e manter esses clientes comprometidos com os princípios do ESG.
Atração de investidores
Há dois pontos a serem destacados para esse grupo com relação às boas práticas ambientais, sociais e de governança. O primeiro deles é que quem gostaria de investir em uma empresa envolvida em desastres ambientais ou casos de corrupção? Um exemplo aqui é o caso da Vale que foi excluída por investidores estrangeiros após o acidente de Brumadinho até conseguir se provar alinhada com os princípios éticos e ambientais novamente.
O segundo ponto é que as empresas alvo para os investidores são aquelas com potencial de crescimento, o que está diretamente relacionado ao tópico anterior, empresas que conseguem atrair mais consumidores consequentemente conseguirão atrair mais investidores.
Não ficar para trás
A corrida pela disputa por esses consumidores e investidores já iniciou! Enquanto o conhecimento sobre ESG ainda está sendo difundido, as empresas que já estiverem colocando em prática estarão um passo à frente. Tendo em vista também que em um futuro não muito distante essas práticas deixarão de ser um diferencial e se tornarão uma exigência mínima para as empresas se estabelecerem no mercado. Algumas empresas que adotam as causas ambientais, sociais e de governança são: Banco Itaú, Petrobras, Natura e Ambev.
Melhor adaptação a crises
A modalidade home office, mesmo que apenas alguns dias na semana, é uma maneira de aplicar ESG, tendo em vista que reduz a liberação de carbono dos automóveis utilizados para deslocamento até os locais de trabalho.
Com a pandemia do novo coronavírus, quem já estava implementando essa modalidade de trabalho sofreu menos do que quem precisou implementar de última hora. Ou seja, quem já estava adaptado conseguiu lidar melhor com a crise.
Retorno para a sociedade
Como abordado anteriormente, o foco exclusivo das empresas no lucro tem ficado para trás e já não basta mais para se manter no mercado. É esperado deste setor que cumpram também uma função social, que haja investimento em um mundo melhor.
Adotar os princípios ESG é a oportunidade perfeita para que sua empresa atue de acordo com este novo foco e traga um retorno positivo à sociedade.