6 MOTIVOS PARA ADQUIRIR ANÁLISE DE ÁGUA NA SUA CERVEJARIA

Que a agua é umas das matérias primas principais da cerveja você já sabe, mas você sabe a importância dela para todo o processo de produção da sua cerveja?

Bem se você ainda não sabe a importância de analisar e entender o que está presente na água da sua cervejaria segue 5 motivos para se analisar a sua água.

1 – Durante o processo de análise de água é possível analisar os íons presentes como cálcio, magnésio, bicarbonato, sódio, sulfato e cloreto. Estes são íons que tem relações diretas na produção da sua cerveja.

2 – O cálcio (Ca++2) presente na água pode atuar protegendo as enzimas contra a desnaturação (inativação) causada pela temperatura na etapa do Mash, diminui o pH na fervura do mosto, melhora a formação do trub durante a fervura do mosto, colabora com a claridade e estabilidade da cerveja, já em excesso o Ca++2 pode prejudicar o desempenho da fermentação.

3 – Outro íon importante é o magnésio (Mg++) este íon possui menos efeito sobre o pH do mosto, no entanto, em concentrações acima de 50ppm pode favorecer um sabor ligeiramente amargo ou azedo à cerveja e já em pequena quantidade (10 – 20 ppm) é um excelente nutriente para a levedura. 

4 – Para a produção de cervejas com amargor acentuado é indicada a presença de sulfato (SO4-2) em concentração ideal de 50-150 ppm para cervejas normalmente amargas e 150-350 ppm para cervejas muito amargas.

5- Já o cloreto (Cl) ajuda a acentuar a doçura do malte, em concentrações acima de 250 ppm pode conferir sabor salgado e em concentrações superiores a 300 ppm pode impactar na atividade das leveduras. A relação de concentração entre Sulfato e Cloreto dá um direcionamento do quanto salgado ou amarga será a cerveja.

6– Em níveis de 70-150 ppm o sódio (Na+) arredonda os sabores de cerveja, acentuando a doçura do malte, em concentrações acima de 200ppm conferem sabor salgado/mineral e em regra geral a concentração de sódio para cervejas claras e secas não devem ultrapassar 50ppm ou <100ppm. Já o bicarbonato (HCO3-1) aumenta o pH do mosto, contribui para a dureza permanente e sua concentração Ideal de 0-50 ppm são para Pale, 50-150 ppm para de cor âmbar, cervejas de malte torrado, 150-250 ppm para escuras, cervejas de malte torrado.

 

Os parâmetros destes íons são apenas alguns dos parâmetros que se tem através da nossa análise de água, para saber mais sobre esses e outros parâmetros entre em contato conosco através das nossas redes sociais, e-mail ou whatsapp!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?