O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) descreve as melhores formas do manejo de resíduos sólidos, atuando desde sua geração, separação, disposição inicial, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final.
Contemplando as suas características, o PGRS é uma ótima forma de gestão sustentável.
O que é uma gestão sustentável?
Uma gestão sustentável é um conjunto de práticas sustentáveis que são elaboradas por uma necessidade de tornar o planejamento estratégico mais dinâmico e orgânico para as empresas, diminuindo os danos ambientais e sociais. A gestão sustentável tem vários pilares e, um deles, é o ambiental que preza pelo desenvolvimento de condutas que impactam o meio ambiente em curto, médio ou longo prazo. Diminuindo ao máximo os impactos ao ambiente.
Como a gestão sustentável atua em uma empresa?
Uma gestão sustentável reflete positivamente em uma empresa, tornando suas ações mais sustentáveis sendo necessário convergir os objetivos planejando o crescimento do seu negócio com uma visão mais ética e ambientalmente favorável.
PGRS no Agronegócio, é válido?
Sim, e é muito importante saber o motivo!
O pgrs pode atuar em diversas áreas, uma delas é no agronegócio que apresenta uma importante necessidade de utilizar esse meio para implementar uma gestão de práticas sustentáveis.
Mas porque utilizar o PGRS no agronegócio?
Pode ser elaborado para diversas formas, as principais se relacionam com a prevenção de contaminação das águas subterrâneas, redução de custos com eletricidade e operacionais aumentando assim a produção. Remoção ou reutilização dos resíduos da pecuária e agricultura.
Todas essas ações gerando uma proteção ao meio ambiente e reduzindo gastos. Essas ações são essenciais para a atuação de uma forma sustentável com uma melhora na organização interna.