Ao falar sobre água, muitas vezes nos referimos apenas aquela que bebemos ou que sai da torneira das nossas casas.
Porém o planeta Terra possui cerca de 97,5% de água salgada e apenas 2,5% são de água doce, isso é, tem ausência de sal em sua composição, e assim é utilizada para consumo humano. Entretanto apenas 0,77% de toda água pode ser considerada para o consumo, pois boa parte dessa água forma geleiras polares nos extremos do nosso planeta, porém boa parte deste montante não atende às especificações para ser considerada potável.
Mas afinal o que é água potável? É a água apropriada para consumo, devendo obedecer a padrões estabelecidos pela legislação, que levam em consideração a contaminação por fezes, a turbidez, a presença de Escherichia coli, a presença de ciano toxinas, valores de radioatividade, gosto, pH, odor e entre outras características físico-químicas e biológicas.
Muitas pessoas ao analisar uma água cristalina, observando somente a coloração e o odor acham que é o suficiente para definir se é apropriada para consumo, porém tem organismos que não são vistos a olho nu, podendo causar danos à saúde do ser humano.
A organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 748 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso contínuo a água potável. Além disso, cerca 1,8 bilhões de pessoas usam água contaminada. Isso significa que uma a cada quarto pessoas no mundo sofre de doenças que podem até causar a morte. Esses números mostram que a quantidade de água potável é um bem valioso e que merece a atenção de todos.