Você já ouviu falar da Vigilância Sanitária? Por meio de seus fiscais, coletam amostras dos alimentos para serem avaliados pelo laboratório, sendo vinculada a Anvisa e apontando as não conformidades de rotulagem, dando publicidade aos problemas encontrados, podendo gerar notificações.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável pela regulamentação das rotulagens em nosso país. Devem ser levadas em consideração dois regulamentos técnico principais para serem aplicados à rotulagem nutricional dos alimentos produzidos e comercializados:
1. RDC 359: Regulamento técnico de porções de alimentos embalados para fins de rotulagem nutricional.
2. RDC 360: Regulamento técnico sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados.
A principal função da tabela nutricional é informar aos consumidores as propriedades do e a composição dos ingredientes contidos no produto, como o teor de proteínas, açúcar, sódio, carboidratos, gorduras e fibras. Detalhando o produto e assim sabermos o quanto podemos inferir desse produto em nosso plano alimentar.
Atualmente as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e procuram por alimentos que sejam mais saudáveis e saibam o que estão consumindo. Você já parou para pensar no impacto de aderir uma tabela nutricional para o seu estabelecimento?
O seu uso pode servir como forma de gerar valor para o produto e para a marca, ajudar no posicionamento de mercado, além de ter uma tendência do cliente ter maior confiança no produto que possuem informações no rótulo podendo proporcionar a fidelização do cliente.
Agora você já sabe sobre a importância da tabela nutricional, é de extrema importância deixar seus produtos seguir corretamente às normas da Anvisa, para que os clientes do seu restaurante voltem sempre e além de, assumir uma posição de alta qualidade dentro do mercado, evitar multas aplicadas pela vigilância sanitária.