Atualmente, um dos principais problemas a serem resolvidos são aqueles que envolvem o meio ambiente, em que este tem sofrido diversos danos por conta do comportamento humano. A disposição inadequada de vários resíduos e rejeitos pode causar degradação ambiental, incluindo poluição visual, poluição do solo, poluição do ar, poluição da água e a destruição da biodiversidade. Por esses motivos, a Constituição prevê que seja estabelecido um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, denominado PGRS. Portanto, abordaremos melhor deste tema e de sua importância ambiental.
O descarte adequado auxilia diretamente na fiscalização e prevenção dos impactos ambientais, no qual muitas vezes são causados pela destinação final incorreta de resíduos, portanto, a correta segregação favorece o estabelecimento de um mundo mais sustentável e evita não só que o sistema ecológico seja poluído, mas também a propagação de doenças.
Problemas Ocasionados por resíduos:
1. Poluição Atmosférica:
A poluição atmosférica, também conhecida como poluição do ar, é um dos maiores problemas da atualidade no qual está diretamente ligado a geração de resíduos sólidos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição atmosférica acarretou mais problemas, em 2012, que a AIDS e Malária juntos, isso demonstra a gravidade do problema.
As decorrências da poluição atmosférica provocam um amplo impacto não só ambiental, como também à saúde humana. Inúmeros tipos de doenças são proporcionados por esta, tal como as respiratórias desde os ataques cardiovasculares, até os fenômenos ambientais, como as chuvas ácidas, efeito estufa, mudança de cor da atmosfera, dentre outros.
De fato, o meio ambiente é um fator que deve ser preservado e cuidado, porque senão ocasiona consequências terríveis como já mencionado. Por esta razão o PGRS ajuda a diminuir e administrar estes problemas resultantes da falta de gerenciamento dos resíduos.
2. Poluição Visual:
Você sabe como funciona a poluição visual? O que é e suas consequências? Aqui traremos algumas curiosidades a respeito desse assunto.
Os resíduos manuseados em locais impróprios (como lixões abertos, vias públicas, arbustos ou encostas) podem causar a degradação urbana, gerando a poluição visual. Ela é entendida como um elemento visual artificial que geralmente se espalha nas grandes cidades e causando certos desconfortos visuais e espaciais.
Além de prejudicar a aparência do local, esse tipo de poluição também pode representar um alto risco a saúde pública por conta de certos problemas, sendo alguns deles como estresse, desconforto, enchentes e vários outros. Por isso podemos ressaltar que o PGRS auxiliaria com postura reciclável e mais sustentável evitando esses danos à saúde pública e ao meio ambiente.
3. Contaminação do Solo:
A contaminação do solo ocorre pela geração de resíduos em áreas irregulares para o descarte, no qual causa alterações na composição do solo ou na natureza, decorrente dos contatos com os resíduos e produtos químicos. Este tipo de contaminação é extremamente perigoso, porque deixa o solo infértil, além de gerar danos à saúde aos seres vivos, desde os humanos, até as plantas e animais.
O acúmulo de resíduos em área de disposição irregular faz com que surjam algumas consequências, no qual podemos citar: a modificação da cadeia alimentar, erosão e a perda total do solo (infertilidade), transmissões de doenças, e muitos outros problemas que podem estar afetando diretamente o setor alimentício e uma parte da economia do Brasil.
Entretanto adotando o PGRS irá permitir a destinação final correta dos resíduos evitando-se a proliferação de materiais que prejudicam o solo, permitindo um ambiente mais sustentável e ecológico.
4. Danos a Biodiversidade:
Um dos elementos mais presente no Brasil é a sua biodiversidade. Os diversos tipos de biomas sinalizam a riqueza da nossa flora e fauna. Muitas regiões detém a presença de diferentes tipos de vida e para mantê-la é necessário cuidar e evitar sua contaminação. Porém em muitos casos ocorre o contrário, então em vez de cultivá-las, ocorre a contaminação e degradação desse meio.
De modo geral, empresas e diferente tipos de resíduos acabam ocupando o espaço em que vivem, fazendo com que haja perda destes, ou em muitos casos acontece a contaminação destes pela ingestão de resíduos, o que acarreta em sua morte, podendo transmitir até os seres humanos ao consumi-los, ou leva-los a extinção.
5. Contaminação da Água:
A Contaminação da água é caracterizada, pela inclusão de quaisquer resíduos que modifiquem as características físicas e químicas de um determinado corpo d’água. Ela apresenta um risco potencial devido a destinação inadequada dos resíduos.
A ingestão ou contato com a água contaminada pode acarretar sérios danos à saúde tanto a fauna quanto a vidas humanas próximas a área contaminada, fora o mal odor, tornando o ambiente mais suscetível a doenças impedindo a sobrevivência de qualquer ser vivo naquele ambiente.
Com base no que foi abordado você tem conhecimento de como o PGRS contribui para um meio mais sustentável e ecológico?
O PGRS, consiste basicamente em documentos técnicos que fornecem ações e recomendações sobre como gerenciar cada etapa de um processo de tratamento de um resíduo. Ele tem como objetivo minimizar as degradações ambientais, indicando os modos corretos de gerenciar os resíduos. Vale ressaltar que uma empresa sustentável passa uma maior confiança para o cliente, além de ocasionarem menores danos ao ambiente.