Como uma má gestão financeira pode prejudicar seu negócio?

A gestão financeira é parte fundamental para a saúde de um negócio, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de endividamento no país fechou em 2020 com 66,5%. Essa porcentagem é assustadoramente alta e nos faz refletir que em nosso país ainda falta educação financeira nos ensinos básicos.

 

Em nosso país, grande parte da população trabalha apenas para pagar suas contas, e acabam se endividando cada vez mais com promessas de parcelamento a longo prazo e juros altíssimos, levando assim, seus empreendimentos à falência.

Dificuldade em criar um planejamento a longo prazo

Uma má gestão de controle pode gerar diversos riscos financeiros a sua empresa, entre eles é a falta de visão de longo prazo para sua empresa, e este em especial pode transformar uma empresa estável e de muitos bens, em uma empresa sem competitividade no mercado, podendo levar até à ruína da mesma.

 

Um controle de riscos e planejamento de gastos são imprescindíveis para toda pequena ou grande empresa que pretende crescer e se fortalecer a cada dia mais no seu ramo de vendas, seja por produtos físicos, consultorias ou quaisquer vendas que forem ofertas. 

 

Se sua empresa não se planeja devidamente, possivelmente pode sofrer problemas como: precificação errada, problemas de estoque, falta de planejamento estratégico, conhecimento de viabilidade financeira, levando a endividamentos e baixo fluxo de vendas, deixando assim a empresa com capital preso em áreas da empresa que poderiam muito bem estarem rendendo melhor, ou mesmo sendo investidos numa maior estruturação da empresa.

 

É importante sempre lembrar que para o crescimento de qualquer tipo de empresa, sempre será necessário um investimento de capital certo, cujo o risco seja calculado e que possa futuramente dar o retorno esperado, de forma que a empresa consiga de alavancar para crescer, sem sofrer o risco da ruína por falta de planejamento estratégico.

Precificação errada de produtos

Parte fundamental ao se colocar um novo produto no mercado é precificá-lo de modo que ele possa ao mesmo tempo ser atraente ao consumidor e forneça o devido lucro ao vendedor, porém com uma má gestão dos gastos, não é possível saber exatamente qual o real custo que aquele produto está tendo até ser vendido, e isso pode ser muito perigoso.

 

Para explicar melhor vamos a um exemplo, uma padaria que vende pães e bolos, deve se preocupar com o preço dos ingredientes para as receitas, a mão de obra necessária para fazê-los e vendê-los e além disso, gastos com energia, aluguel, máquinas, etc, tudo isso deve ser contabilizado para no fim o produto poder ser comercializado de modo correto, mas nem sempre isso acontece.

 

Pesquisas dizem, que na grande maioria dos negócios, existe pelo menos um produto que por ter sido precificado de modo errado, dá prejuízo, e por existir uma grande variedade de produtos a venda, acaba por passar de modo despercebido pelo vendedor, reduzindo seu lucro no final do mês, e se este erro persistir e acontecer de modo comum entre os produtos pode ocasionar em todo o negócio resultar em prejuízo para o dono no final do mês.

Falta de pagamento de contas em dia, acarretando em juros e multa.

A cada novo dia vemos taxas de juros e inflação subindo repentinamente a patamares altíssimos, deixando aqueles trabalhadores sem uma boa estabilidade mais pobres a cada dia, além de não receber o necessário, seu dinheiro desvalorizado em relação ao mercado gerando um maior déficit em nossa economia. Isso tudo é acarretado pois sem uma boa condição financeira e sem um conhecimento prévio de economia, o bom trabalhador chega em casa no fim da tarde com seu salário que mal dá pra pagar as necessidades básicas da própria família, muito menos de sua empresa. 

Para que isso não afete tão diretamente a empresa, o conhecimento de pagamentos e de juros é importantíssimo. A falta de pagamento em dia, a princípio, pode até parecer bobo levando em conta que os juros são “baixos” e não vão te levar a pobreza por serem “reais ou centavos”; mas é justamente isso que os grandes bancos querem que você pense, já que são nesses “centavos” que as instituições bancárias levam seu maior lucro. Por isso, o primeiro passo para fugir de multas e juros é estar sempre em dia com seus pagamentos, não deixar que juros e taxas comam seu lucro de longo prazo, pois lá pra frente esse valor fará uma grande falta e dará grande diferença no sucesso do negócio.

Quer conhecer mais sobre planejamento empresarial?

Caso ainda tenha dúvidas em como gerenciar sua empresa, ou não sabe por onde começar a organizar suas finanças e montar um planejamento estratégico certo para sua empresa, a Bóson oferece projetos de viabilidade e planejamento financeiro para sua empresa, na qual você poderá montar um planejamento estratégico próprio voltado exclusivamente para sua empresa, cuja frente é voltada a uma melhor precificação de produtos, visão de longo prazo e construção de metas e objetivos próprios a serem alcançados.

 Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com nossa equipe e faça uma reunião onde iremos explicar nosso método de trabalho, mostraremos as vantagens de trabalhar conosco e nosso diferencial do mercado, junto com uma precificação de projeto sem compromisso. Nos contate agora e conheça todos nossos serviços!!!

moedas empilhadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?