O que o armazenamento de alimento tem a ver com a shelf-life?

Primeiramente é essencial saber o que consiste o armazenamento de alimento e shelf-life, para entender a relação que ambos apresentam entre si.

O que é o processo de armazenamento de alimentos?

 Assim como sua própria descrição, o armazenamento de alimentos nada mais é do que a forma de armazenamento capaz de manter as propriedades do alimento sem alterar suas qualidades em um prazo determinado. 

Armazenar um alimento demanda certos cuidados, no ambiente em que será armazenado, a temperatura, embalagem. Ou seja, tudo o que está ao redor do alimento deve ter um cuidado específico. 

Principais fatores que influenciam no armazenamento

São inúmeros fatores que influenciam no armazenamento, mas os principais que devem ser levados em consideração é:

– Embalagem: De fato uma das mais importantes formas de armazenamento, é uma das formas mais eficazes de manter o alimento conservado. Um dos principais objetivos da embalagem é proteger o alimento de contaminação externa, como também, é uma das principais fontes de informação de todos os cuidados que se deve ter com aquele alimento.

– Temperatura e umidade: É de extrema importância armazenar o alimento em um local adequado, influenciando muito na vida útil do mesmo. 

Armazenamento e vida útil:

O armazenamento foi um dos principais modos de revolucionar a manutenção e o tempo de vida do alimento. Este último, reflete diretamente na Shelf-Life.

O que é Shelf-Life?

A Shel-life, também conhecida como tempo de prateleira, representa o tempo de vida útil do alimento. Ou seja, quanto tempo o alimento pode ser exposto em um armazenamento até ser consumido totalmente. 

A data de validade está vinculada com a shelf-life. Sendo encontrada em todos os tipos de produtos alimentícios. Logo, a shelf-life representa diversas formas de manter o alimento conservado. 

Com o tempo e o aumento da demanda de alimentos cada vez mais naturais e livres de conservantes, a shelf-life demonstrou e garantiu caminhos de conservar, até mesmo ampliando o tempo de vida útil dos alimentos.

Representa então o cálculo do tempo determinado de que cada produto pode ficar armazenado sem ter suas qualidades prejudicadas. 

Shelf-life pode evitar perda de produtos!

Ao calcular a determinação do tempo determinado para armazenagem de cada produto, se obtém o volume de produção, como também, o volume de compras de produtos. Assim, há como determinar se haverá perdas de produtos. Ou seja, além de aumentar o tempo do produto, pode ser utilizado como uma boa prática de eliminação de gastos e prejuízos dentro do seu negócio. 

A shelf-life trabalha em conjunto com o armazenamento, sendo um esse trabalho em conjunto que determina a vida útil dos alimentos. Sendo uma forma de melhoramento e redução ao longo prazo de gastos que podem ser retornados em melhores desenvolvimentos e formas de armazenamento!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?