Se você ainda não sabe o que são as ODS, quais são seus tipos, a diferença de cada uma deles. Aproveite para ler esse conteúdo e poder não só sanar suas dúvidas mas também entender a importância deles.
Você sabe o que são os ODS?
No ano de 2015, a Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, sugeriu um novo compromisso, aos países que fazem parte dela, com o desenvolvimento sustentável durante 15 anos. Com isso, ela criou a Agenda 2030, que contém os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no caso os ODS.
Essa medida serve para empenhar não só os países, mas também todas as empresas, instituições e comunidade a tomarem esforços visando a sustentabilidade. Por meio dos ODS estão englobados os principais temas no âmbito: Ambiental, econômico, institucional e social.
Para que isso aconteça, é necessário que o setor privado desempenhe um serviço fundamental, sendo o responsável por proporcionar e buscar inovações, tecnologias e aderir todos os públicos.
Porém quais são os ODS?
Com base na figura a seguir, você consegue observar melhor os 17 ODS, mas para que você não fique com nenhuma dúvida, explicaremos um pouco mais sobre cada um deles.
1. Erradicação da Pobreza:
Essa ODS, como o próprio nome diz, tem como intuito reduzir a pobreza em diversos lugares do mundo. Ela visa acabar com todas as formas de pobreza e assim erradicar a pobreza em todos os lugares.
2. Fome Zero e Agricultura sustentável:
A ideia dessa ODS é de reduzir a fome no mundo e assim acabar com ela. Ela visa alcançar uma maior segurança alimentar e promover uma agricultura, alimentação e nutrição melhor a todos.
3. Saúde e bem-estar:
O foco dessa ODS é de promover uma melhor qualidade de vida, garantindo uma vida mais saudável e promover o bem-estar independente da idade.
4. Educação de qualidade:
O caminho dessa ODS é assegurar a educação e igualdade nos estudos. Ela também precisa promover oportunidades de ensino por todos os períodos a todos.
5. Igualdade de gênero:
A igualdade de gênero apresenta como objetivo alcançar a igualdade entre os gêneros.
6. Água limpa e saneamento:
O acesso à água limpa, potável a todos é a principal medida dessa ODS, ou seja, ela precisa garantir, disponibilizar o manejo sustentável da água e saneamento a todos.
7. Energia limpa e acessível:
Na ODS de energia limpa e acessível é necessário garantir o acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
8. Trabalho decente e crescimento econômico:
Esta ODS precisa promover o crescimento econômico sustentável, garantindo práticas de sustentabilidade. Assim como o emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
9. Inovação infraestrutura:
A ODS enfatiza a construção de uma infraestrutura resistente, bem como promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10. Redução das desigualdades:
A finalidade dessa ODS é de reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e comunidades sustentáveis:
O intuito principal na ODS de cidades e comunidades sustentáveis é de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis.
12. Consumo e produção responsáveis:
O propósito da ODS de consumo e produção responsáveis e de assegurar o consumo sustentável, assim como os padrões de produção.
13. Ação contra a mudança global do clima:
A ideia desta ODS é de adotar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14. Vida na água:
O propósito dessa ODS é relacionado a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos voltados ao desenvolvimento sustentável.
15. Vida terrestre:
A sua principal intenção é de proteger, promover e recuperar o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Além de cuidar de forma sustentável das florestas e combater a desertificação, deter ou reverter a degradação da Terra ou de sua da biodiversidade.
16. Paz, justiça e instituições eficazes:
Nessa ODS é voltada ao esforço de proporcionar sociedades pacíficas e inserção de
diferentes culturas e sociedades com intenção de buscarem um desenvolvimento sustentável. Ela também precisa possibilitar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis em todos os níveis.
17. Parcerias e meios de implementação:
A ODS visa fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Como fazer sua parte
Agora que você já compreendeu melhor essa ferramenta, já pode entrar nessa iniciativa e assim assumir a responsabilidade contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso também é capaz de engajar as empresas com esta nova agenda de desenvolvimento.