Recentemente falamos sobre a nova legislação para a tabela nutricional aqui no blog, no entanto, você sabe o que é a rotulagem de alimentos? Confesso que para escrever esse texto tive que ir além dos meus conhecimentos práticos para poder responder essa pergunta. E o que eu estou querendo dizer é, que tal aprendermos juntos? Siga lendo esse texto e no final, ambos saberemos responder. Vamos?
Se jogarmos no google “rotulagem de alimentos” a primeira definição que nos aparece é que a rotulagem tem como objetivo a promoção da alimentação saudável. No entanto, podemos definir a rotulagem de alimentos como a transparência do produtor com o cliente, desde os ingredientes produzidos até a sua quantidade. Também podemos caracterizá-la, de forma mais formal, como a descrição de informações em formato visual ou como legendas.
A importância da rotulagem nutricional está relacionada com o direito do consumidor de optar por alimentos que se enquadram na sua rotina alimentar. Não sendo só importante para manter uma transparência cliente, a rotulagem é obrigatória, determinada pela ANVISA para todos os alimentos e bebidas que são produzidos, comercializados e embalados industrialmente, ou seja, longe dos clientes.
Por fim, a rotulagem que nos é tão importante e simples como consumidor, quanto produtor nos parece complexa. Como podemos determinar a quantidade de gordura, sódio e derivados em um alimento já pronto? Nos parece difícil responder essa pergunta, né? É aí que eu digo que não, através de análises realizadas por empresas capazes, como a bóson, todo esse processo se torna simples.
E aí, após esse texto tenho certeza que quando te perguntarem sobre rotulagem, você saberá responder com convicção. Siga acompanhando nosso blog que sempre teremos bate papo sobre rotulagem.