A água própria para o consumo é conhecida como água potável, sendo livre de micro-organismos que podem acarretar doenças, as características da água potável ser incolor (não apresentar cor), insípida (não possui gosto) e inodora (não apresenta cheiro).
Se sua água não apresenta uma dessas características, provavelmente ela não está apta para consumo, necessitando de testes para verificar sua integridade, temos que analisar suas características física, química, biológica e até radioativas. Não é como a maioria das pessoas pensam, que só pela água não apresentar cor ou cheiro já está própria para o consumo.
Para averiguar se sua água é potável, existem padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, sendo analisados os coliformes fecais, monitoramento da escherichia coli, analisar a turbidez da água e das substâncias químicas presentes nela, verificar nível de PH, cianotoxinas, gosto, odor e radioatividade como mencionado acima.
Geralmente as águas de rios e lagos não são próprias para o consumo humano, tendo que ser apurados os critérios acima e até mesmo após o tratamento dessa água, é importante realizar testes para confirmar que está dentro dos parâmetros.
Se sua água apresenta cheiro/gosto forte, coloração escura, ela não entra nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, assim sendo considerada inapropriada para o consumo tendo que realizar os testes citados acima, para verificar a melhor maneira de tratarmos essa água. Esses são alguns dos aspectos que sua água não é apropriada para consumo. Assim, podemos observar os diversos fatores que a água está apropriada para uso, sendo considerada segura não afetando o nosso bem estar, tornando-a conveniente para o consumo.
Uma resposta