Você acha que a preocupação com o meio ambiente é somente dos ecologistas? Essa ideia já está no passado! Hoje em dia empresas do mundo todo se preocupam e tem responsabilidade quanto aos resíduos que são gerados, essa responsabilidade é tanto moral como jurídica, garantida pela Lei nº6.983/81.
Além do mercado atual, que exige o posicionamento das empresas quanto a sua atuação na preservação do meio ambiente, também temos leis ambientais muito rígidas o que força os empresários a ter controle sobre os impactos causados por sua produção.
Em diversos processos, sejam industriais ou produções de menor escala, ocorre a geração de resíduos. Mas isso interfere muito? A resposta com total certeza é SIM!
Podemos criar uma linha de pensamento, desde a chegada da matéria-prima até o produto pronto e disponível para o consumidor e identificar possíveis resíduos gerados:
· Matéria-prima – Podem ser gerados resíduos caso a qualidade do material não seja verificada, ocasionando em desperdícios;
· Processo – Durante o processo de produção o aumento da perca de matéria-prima é grande caso esta seja de qualidade menor, porém fatores como processos mal estruturados, layout desatualizado também interferem;
· Armazenamento – Muitas empresas produzem e mantém o seu material em estoque, se mal gerencial é um grande gerador de resíduos! Peças que foram produzidas e saíram de linha, produção em uma escala grande pra manter o estoque e demais fatores geram resíduos e interferem até no seu produto final;
· Transporte – Uma logística de transporte mal estruturada pode causar defeitos nos seus produtos e gerar resíduos.
Além de todos esses pontos, também é necessário se atentar ao pós venda, onde a quantidade de embalagem que vai ser descartada é um agravante!
Todos estes desperdícios causam danos ao meio ambiente e percas financeiras. Além de perder dinheiro com o mal uso da matéria-prima caso não se preocupe com o meio ambiente, também multas severas conforme os danos causados.
Por isso é de extrema importância o gerenciamento dos resíduos gerados, para auxiliar em toda a produção (entendendo onde e quanto de resíduo é gerado em cada setor) e também para manter a conformidade com os órgãos ambientais.