Os resíduos causam inúmeros impactos ao meio ambiente, uma vez que estes não são gerenciados e nem supervisionados corretamente. Portanto, é de suma importância tomar medidas que visem a sua redução. Dentre elas, incluem estratégias e práticas sustentáveis de modo que ajudam a diminuir os custos e, assim, aumentar os lucros da empresa.
No entanto, você sabe quais medidas são estas? Então destacamos 7 hábitos que facilitam o gerenciamento de resíduos e podem ser implementados em sua empresa, são eles:
1. Redução de Resíduos na Fonte
Esta abordagem é uma das mais comuns, cuja característica da redução é diminuir o insumo usado pela própria indústria. A redução de resíduos na fonte, tem como objetivo cortar o máximo de quantidade geradas direto da fonte, por isso nesta prática é preciso uma boa logística e gerenciamento a fim de evitar desperdícios.
2. Reutilização de Insumos
A prática de reutilizar insumos dificulta o descarte do resíduo ao processo. Esse procedimento ajuda a reduzir o uso de novos recursos para a produção, além de diminuir a quantidade de material descartado.
Na reutilização é necessário incluir o material reinserido de volta no processo de produção. A reutilização pode ser feita em ambientes internos, logo na própria empresa ou por meios externos, neste caso por intermédio de um mercado de vendas de resíduos, no qual outros negócios podem reaproveitar o resíduo no processo produtivo.
3. PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O PGRS é um documento cujo objetivo é reduzir ou até mesmo eliminar a geração de resíduos, no qual garante o descarte eficiente e correto destes. Além do mais, possibilita o monitoramento da cadeia de geração dos resíduos, desde a coleta até a disposição final, assegurando um levantamento de riscos como também a elaboração de medidas e planos de emergência, caso surja algum imprevisto ou acidente. Ele estabelece, descreve e diagnostica as ações referentes ao manejo dos resíduos. O documento tem validade de 12 meses, ou seja, 1 ano.
4. Reciclagem
A reciclagem de materiais ocorre pela alteração química ou física dos resíduos, no qual tem-se o reaproveitamento do material na formação de um subproduto com atribuições monetárias. Dessa forma, reduz o desenvolvimento de resíduos, assim com sua abundância no ambiente. Existem diversas técnicas para realizar a reciclagem de materiais, no qual as mais comuns são por separação de acordo com suas propriedades e características ou na conversão de um novo produto.
5. 5’S
A metodologia japonesa dos 5S, que também é usada para minimizar os desperdícios e amenizar a formação de resíduos. A abordagem deste método é focar nos 5 sensos, sendo eles:
· Senso de Utilização (Seiri): selecionar o que é útil do que não é e melhorar seu uso.
· Senso de Ordenação (Seiton): um lugar para cada coisa e vice versa.
· Senso de Limpeza (Seisou): Higienizar e prevenir de sujar.
· Senso de Saúde (Seiketsu): Tornar padrão as práticas saudáveis.
· Senso de Autodisciplina (Shitsuke): assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.
6. 3R
A regra dos 3R ecológico, são propostas que visam desenvolver o consumo responsável, além de outros hábitos. Ela é a combinação de três exercícios fundamentais para o meio ambiente, sendo eles reduzir, reciclar e reutilizar, que formam esse ciclo de sustentabilidade.
Portanto, por meio das sete medidas de redução de resíduos propostas acima irão ajudar a reduzir os custos da empresa, melhorar processos e aumentar os lucros.