Inovação para indústria moveleira (Design Thinking)

 

O Design Thinking é uma estratégia projetada para desenvolver novos produtos, serviços e ideias, criar oportunidades, pensar em novos modelos de negócios e fornecer direções criativas para a inovação. Portanto, além de ser um recurso valioso para o lançamento de novos produtos no mercado, as ideias de design específicas da indústria também podem ajudar a criar soluções para lidar com a alta competitividade e comercialização de produtos.

Em termos de design, geralmente algumas pessoas pensam imediatamente em linhas estéticas criativas para produtos, serviços e campanhas publicitárias. No entanto, a ideia do design não se limita a isso. Na tradução, é como “pensar design” ou “pensar como um designer”.

Na prática, pode-se dizer que o Design Thinking é uma forma de resolver problemas a partir da visão dos stakeholders, ou seja, de todos os públicos envolvidos no projeto.

De que modo o design thinking consegue contribuir na otimização dos processos na indústria e solucionar problemas na produção?

Segundo Vieira, especialista na área, o Design Thinking é uma nova proposta para se obter novos resultados na indústria. Por meio de um processo colaborativo e imersivo, uma compreensão profunda do problema, para reconstruí-lo e gerar espaço para divergências ou novas possibilidades, de forma que os resultados podem ser obtidos.

Antes da implementação é possível testar, melhorar e desenvolver de forma mais precisa. As pessoas envolvidas em todo o processo se sentirão parte da solução desenvolvida e ajudarão a agilizar a implementação da solução.

Aplicar métodos de Design Thinking à indústria pode não apenas criar oportunidades de lucro, mas também ajudar a mudar a maneira como as empresas pensam sobre as soluções. Este pode ser um fator chave no período de recuperação da crise.

Para aplicar as ideias de design à indústria, geralmente as seguintes etapas devem ser seguidas:

  • Imersão: Entenda o seu negócio e verifique os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças por meio de uma análise SWOT. Quanto mais dados sobre a empresa, mais assertivo é o desenvolvimento.

  • Análise: Depois de coletar o material durante a imersão, é hora de estudar e compreender melhor todos os processos, etapas, sucessos e falhas de forma lógica e organizada.

  • Ideação: Fazer um brainstorming com a equipe, cada um apresenta de forma criativa suas ideias para resolver o problema na reunião. Nesta fase, combine as necessidades da empresa com as do público-alvo para cultivar ideias e gerar insights. No momento que toda a equipe participa do processo de criação, soluções inovadoras começam a surgir, é assim que se formam os projetos de grande porte.

  • Prototipagem: Nesta etapa, a ideia ganha forma e se torna mais concreta. Ideias, protótipos de produtos ou serviços são usados para entender o comportamento de uma determinada solução na prática.

  • Teste: Normalmente para entender a eficácia real de uma operação é medi-la usando métricas. O teste pode abranger funcionalidade, qualidade e aceitação pelo público-alvo, portanto, erros e custos desnecessários são evitados

Comece com projetos de baixo custo e investimento, testando o método em desafios menores e nos complexos, assim a equipe adquire confiança e experiência garantindo melhores resultados futuros.

 

 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?