5 Problemas gerados por degradação ambiental

Atualmente um dos principais assuntos a serem abordados é sobre o meio ambiente, no qual este vem sofrendo muitos danos por causa da ação humana. Diversos tipos de resíduos e rejeitos, são descartados de maneira incorreta, causando a degradação ambiental, dentre elas pode-se citar, a poluição visual, contaminação do solo, poluição atmosférica, contaminação da água e danos na biodiversidade. Por estes motivos a constituição indica a obrigatoriedade de uma elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, mas conhecido como PGRS. Portanto, trataremos sobre este assunto e sua importância ambiental.

O que é PGRS?

Você tem conhecimento do que é uma PGRS? Sabe como ele pode estar ajudando a sua Empresa a ser mais ecológica contribuindo com o meio ambiente?

O PGRS, consiste basicamente em documentos técnicos que apresentam recomendações e ações de como gerenciar as etapas de um processo de tratamento de um resíduo. Ele visa conter as degradações ambientais e as consequências dela para natureza, determinando os modos corretos de gerenciar os resíduos. Uma empresa sustentável passa uma maior confiança para o cliente, como também causam menos danos ao ecossistema.

O que são Resíduos Sólidos e as suas Categorias? Você sabe o que são resíduos e como ele prejudica o meio ambiente? E como diferenciá-los?

Antes de abordar sobre os resíduos sólidos, é preciso saber diferenciá-los de um rejeito. Os rejeitos são materiais que são inutilizáveis por conta da ausência de tecnologia ou da viabilidade econômica, já os resíduos segundo a Resolução da CONAMA define como “Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face a melhor tecnologia disponível.”

Existem diversos tipos de resíduos, por isso é importante saber diferenciá-los, eles podem ser definidos em dois grupos: classe 1 e classe 2, no qual a classe 2 pode ser dividida em 2 categorias sendo elas: classe 2A e classe 2B. A primeira consiste nos resíduos perigosos, que são danosos a saúde e ao meio ambiente. Os da classe 2 são resíduos não perigosos, podendo ser não inertes, classe A, e inertes, classe B, os não inertes tem como características a biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade

 

em água. Os inertes (Classe B) tem como propriedade a não obtenção de componentes solubilizados a altas concentrações aos padrões de água potável, levando em conta as características da água.

O descarte da maneira correta colabora, de modo direto, na fiscalização e precaução impactos ambientais que são muitas vezes geradas pela destinação inadequada dos resíduos, deste modo a segregação adequada contribui positivamente para um mundo mais sustentável e ecológico, prevenindo contaminações de ecossistemas e alastramento de doenças.

Problemas ambientais

Dentro dos diversos tipos de degradações do meio ambiente como já foi mencionado, explicaremos um pouco mais sobre cada um.

1) Poluição Atmosférica:

A poluição atmosférica, também conhecida como poluição do ar, é um dos maiores problemas atuais no qual está diretamente ligado a contaminação do ar por meio de gases, resíduos sólidos, líquidos e outros fatores. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição atmosférica foi responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas no mundo em 2012, sendo superior a AIDS e Malária juntos. Há diversos motivos e ações que causam tal poluição, elas podem ser naturais ou devido a ação humana, dentre elas vale mencionar o despejo de gás, tanto pela combustão como resultantes da produção, por meio de fábricas, usinas e outras fontes estacionárias, a emissão de amônia pelos fertilizantes, descarte de resíduos incorretamente formando os lixões, etc. Como pode ser observado, a maioria dos casos são as fontes antropogênicas, logo resulta do homem, e elas podem ser controladas e evitadas.

Muitos efeitos da poluição do ar provocam um amplo impacto no âmbito ambiental e da saúde humana. Eles são autores de grandes tipos de doenças, tal como as respiratórias até os ataques cardiovasculares, e dos fenômenos ambientais, como as chuvas ácidas, efeito estufa, mudança de cor da atmosfera, dentre outros.

De fato, o meio ambiente é um fator que deve ser preservado e cuidado, porque senão acarreta em consequências terríveis como já mencionado. Por esta razão o PGRS para diminuir e administrar estes problemas resultantes da falta de gerenciamento dos resíduos.

2 ) Poluição Visual:

Outro risco potencial é a poluição visual. Os resíduos manipulados em locais impróprios (como lixões abertos, vias públicas, arbustos ou encostas) podem causar situações desagradáveis. Esses resíduos são a causa da degradação urbana. Ela pode ser resumida como um elemento visual artificial que geralmente se espalha nas grandes cidades e exacerba certos desconfortos visuais e espaciais. Além de prejudicar a aparência do local, esse tipo de poluição também pode representar um alto risco a saúde pública causando problemas como estresse,desconforto, perigos na estrada, enchentes, doenças, etc… Por isso o PGRS adotaria uma postura reciclável e mais sustentável evitando esses danos a saúde pública e ao meio ambiente.

3 ) Contaminação da Água:

A Contaminação da água é caracterizada, pela inclusão de quaisquer resíduos que modifiquem as características físicas e químicas de um determinado corpo d’água. Ela apresenta um risco potencial devido a destinação incorreta dos resíduos. Dentre as causas desse tipo de poluição, temos como principais responsáveis: os residuais industriais, como os metais pesados e produtos químicos, residuais agrícolas, por exemplo, os fertilizantes e pesticidas, o esgoto doméstico, e as substâncias restantes da decomposição de resíduos, dentre elas, temos o chorume e o iodo. A ingestão ou contato com a água contaminada pode acarretar sérios danos à saúde tanto a fauna quanto a vidas humanas próximas a área contaminada, fora o mal odor, tornando o ambiente mais suscetível a doenças impedindo a sobrevivência de qualquer ser vivo naquele ambiente. Por conta disso ao utilizar o PGRS, iriamos adotar uma solução mais sustentável para o descarte de determinado resíduo, diminuindo os problemas ao ambiente e a saúde.

4 ) Contaminação do Solo:

A contaminação do solo ocorre pelo acumulo de resíduos em áreas irregulares para o descarte, causando mudanças na natureza ou na composição do solo, decorrente dos contatos com os resíduos e produtos químicos, sendo um tipo de contaminação muito perigoso, pois torna o solo infértil, além de gerar danos à saúde de plantas, animais e aos humanos.

A poluição acontece principalmente ao acumulo de resíduos em área de disposição irregular, dentre os principais causadores estão: o agronegócio, o despejo incorreto de metais pesados por empresas e produtos químicos que modificam a composição do solo. Isto faz com que surjam consequências como: a modificação da cadeia alimentar, erosão e a perda total do solo (infertilidade), transmissões de doenças, e muitos outros problemas que podem estar afetando diretamente o setor agropecuário responsável pelo setor alimentício e uma parte da economia do Brasil. Em contrapartida adotando o PGRS auxiliará na destinação correta dos resíduos evitando-se a proliferação de materiais que prejudicam o solo, permitindo um ambiente mais sustentável e ecológico.

5 ) Danos a Biodiversidade:

Um dos elementos mais presente no Brasil é a sua biodiversidade. Os diversos tipos de biomas sinalizam a riqueza da nossa flora e fauna. Muitas regiões detém a presença de diferentes tipos de vida e para mantê-la é necessário cuidar e evitar sua contaminação. Porém em muitos casos ocorre o contrário, então em vez de cultivá-las, ocorre acontaminação e degradação desse meio.

De modo geral, empresas e diferente tipos de resíduos acabam ocupando o espaço em que vivem, fazendo com que haja perda destes, ou em muitos casos acontece a contaminação destes pela ingestão de resíduos, o que acarreta em sua morte, podendo transmitir até os seres humanos ao consumi-los, ou levá-los a extinção. A disputa por mercado faz com que empresas acabem adotando medidas não ecológicas, sendo um dos principais fatores para degradação desse meio, por isso adotar o PGRS faz com que tenha um maior controle em relação ao número de descarte.

Conclusão

 

Devido aos problemas já mencionados o PGRS seria uma boa solução, porque ele gerencia as etapas do processo da empresa com isso indica um caminho mais ecológico e assim previne danos à saúde pública e a degradação do meio ambiente.

garrafa jogada em local inadequado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?