Você sabia que a Bóson realiza outros tipos de análises além da análise d’água? Exatamente isso, nós conseguimos efetuar outros tipos de análises, em que elas não são, necessariamente, voltadas para análise de água. Então conheça os outros meios em que podemos estar lhe ajudando.
Quais outros tipos de análise realizamos? Além das quais você já conhece, a Bóson consegue fazer análises de Ponto de Fulgor, Ponto de Ebulição, Ponto de Fusão e muito mais. Se você não sabe o que são e para que servem essas análises, abordaremos um pouco mais sobre elas.
Você deve estar se perguntando, como que funcionam essas análises? Qual a finalidade delas? O que elas representam? Para você conseguir diferenciar e entender a importância de cada uma dela, separamos aqui algumas informações essenciais.
Ponto de Fulgor
Quando falamos de ponto de fulgor, nos referimos a menor temperatura que o vapor de um certo líquido aquecido necessita alcançar para que ocorra uma faísca ou chama.
Por meio do ponto de fulgor é possível apontar os métodos necessários referentes tanto a segurança, quanto ao manuseio e transporte correto do material.
Mas qual a metodologia envolvida para essa análise? Para análise de ponto de fulgor, as metodologias mais conhecidas são ASTM D56 e ASTM D93 (DIN 51758), também conhecida como método do vaso fechado. Outro método usado nesse tipo de análise é a ASTM D92 (DIN 51376), no qual é conhecida como método do vaso aberto.
Mas qual metodologia escolher?
· O método do vaso aberto é indicado para aqueles materiais que apresentam um alto ponto de fulgor, também serve quando na presença de óleos lubrificantes.
· O método do vaso fechado é indicado quando o ponto de fulgor for pequeno.
Portanto é de suma importância ter conhecimento do ponto de fulgor porque por meio dele é possível saber o uso correto e seguro do material.
Ponto de Fusão
O ponto de fusão refere-se a temperatura em que um certo material altera seu estado do sólido para o líquido. Por meio dele é possível encontrar o grau de pureza do material a ser analisado.
As técnicas mais comuns envolvidas nesse tipo de análise são: Por meio de um aparelho automático e a tradicional. O que difere uma da outra é a quantidade de amostra, o tempo de execução, precisão e exatidão, sendo as principais vantagens em usar o método com auxílio de um aparelho automático, sendo mais viável para realizar esse tipo de análise.
Ponto de Ebulição
Antes de explicar o sobre o ponto de ebulição, é preciso entender o que é a ebulição. Quando nos referimos a ebulição, estamos falando na formação de vapor no corpo líquido. Eles são formados no momento em que as pressões do vapor do líquido e externa se igualem.
Então o ponto de ebulição de um líquido será a temperatura em que a pressão do vapor do líquido seja igual à pressão externa ou até mesmo a atmosférica. Logo, no momento em que o material transita de líquido para gasoso.
Assim como no ponto de fusão, os procedimentos para determinar o ponto de ebulição são: O tradicional e com auxílio de um aparelho automático. Em que, comumente, prefere-se o segundo método (através de um aparelho automático) por conta das vantagens englobadas nessa análise.
Conclusão
Bom agora com as informações apresentadas você é capaz de saber a importância de realizar estes ensaios. Além de pode saber diferenciar as informações envolvidas em cada análise.
Deste modo, se você procura algumas análises não precisa mais ficar buscando na internet, pois a Bóson Consultoria pode lhe ajudar, assim como em outros tipos de análise. Aqui você conta com uma equipe dedicada a resolver seus problemas. Ficou interessado, entre em contato para saber mais informações.